quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PAREDES DE CONCRETO PARTE I

Paredes de Concreto, parte I

Com a tecnologia de Paredes de Concreto os construtores e os arquitetos têm à disposição um método construtivo ágil, e indicado para obras de todos os portes.

Rapidez de execução, diminuição de custos, redução de acidentes de trabalho, aumento de qualidade e produtividade, com alto índice de valor agregado, são algumas das vantagens que as paredes de concreto oferecem.

Importantes construtoras investem cada vez mais nas paredes de concreto, porque entre tantas vantagens o sistema permite eliminar problemas sérios de patologias da alvenaria e fachadas, além de reduzir o prazo de conclusão de obra. É um sistema que oferece versatilidade, flexibilidade arquitetônica, permite ampliações, baixa manutenção e facilidade de implantação em lugares distantes e com pouca infra-estrutura.

A repetição seriada das paredes de concreto proporciona um elevado ganho na produtividade da obra e muita economia, que se traduz na redução dos gastos com fôrmas, na velocidade de montagem dos fechamentos, no controle de qualidade, enfim uma obra racionalizada.
São vantagens possíveis com a utilização do concreto dosado em central, que além de assegurar qualidade, supre a necessidade de fornecimento, que nesses casos fica entre 50 à 100m³ de concreto por dia.

  • Experiências conhecidas

As experiências mais recentes e inspiradoras do sistema Paredes de Concreto vêm de países parecidos com o Brasil, como Colômbia e México, além de outras nações da América Central. No Brasil, algumas construtoras já utilizaram esse sistema construtivo em seus empreendimentos. Algumas esperiências relevantes:
Edifícios de até 20 pavimentos da Inpar e Sergus em sistema Outinord
Conjuntos residenciais do Sistema Gethal
Conjuntos residenciais no México e América Central
Edifícios de até 25 pavimentos na Colômbia


  • Evita desperdícios
Menor consumo e maior controle

Por oferecer controle total das etapas, sem desperdícios, o sistema de paredes de concreto é muito mais limpo que o convencional. Resulta num canteiro de obras organizado, com uma excelente planicidade das superfícies interna e externa das paredes que permitem receber diretamente a pintura. Isto significa a eliminação de várias etapas, redução no prazo da obra e conseqüentemente nos custos indiretos.



  • Grande Versatilidade

As paredes de concreto atendem projetos de qualquer tamanho, com formas irregulares, regulares e construções junto as divisas.
· Edifícios residenciais;
· Indústrias e galpões;
· Painéis com tratamentos decorativos;
· Obras de arte
· Superfícies que necessitam de relevos, logotipos, efeitos tridimensionais e texturas.

Uso do CDC

Para o sucesso de todos os empreendimentos que se utilizam do sistema de paredes de concreto, é fundamental o papel do Concreto Dosado em Central. Isto porque é necessário contar com a qualidade e uniformidade das características do concreto utilizado na fabricação de paredes, pilares e muros. Além disso, tendo em vista as grandes dimensões das peças, somente uma concreteira teria condições de fornecer o volume de concreto necessário com a agilidade que os construtores necessitam. Somente o Concreto Dosado em Central oferece uniformidade e controle tecnológico correto, principalmente pela segurança que oferece para o içamento dos painéis. Contrate sempre os serviços de uma associada ABESC.

São inúmeros os exemplos de obras de grande porte executadas em curto espaço de tempo, com custo reduzido e alta qualidade. No sistema de paredes de concreto montam-se as fôrmas metálicas no próprio canteiro de obras, já com os gabaritos das esquadrias e a armação de tela soldada. Após a concretagem, as paredes são transportadas por gruas até o local definitivo.
Quando comparadas em termos de custos a outras tecnologias, as paredes de concreto oferecem uma melhor relação custo/benefício. Como são pré-moldadas in loco, não incidem tributos sobre sua fabricação e transporte, tornando-se mais competitiva do que os pré-fabricados de concreto convencionais.


  • Fôrmas

Metálicas, metálicas + madeira, plásticas

A utilização de fôrmas adequadas potencializa os ganhos do sistema Parede de Concreto. Além das características de manuseio, durabilidade e economia (veja o quadro 10 dicas - daComunidade da Construção), avalie também a melhor opção entre os tipos indicados abaixo:
fôrmas metálicas (quadros e chapas em alumínio ou aço)
fôrmas metálicas + compensado (quadros em alumínio ou aço e chapas de madeira compensada ou material sintético)
fôrmas plásticas (quadros e chapas de plástico reciclável contraventadas pos estruturas metálicas)

Armação

Telas soldadas e nada mais

A armação adotada no sistema Parede de Concreto é a tela soldada posicionada no eixo vertical da parede. Bordas, vãos de portas e janelas recebem reforços de telas ou barras de armadura convencional. Em edifícios mais altos, as paredes recebem duas camadas de telas soldadas, posicionadas na vertical, e reforços verticais nas extremidades das paredes.

  • Recursos Humanos

Operários multifuncionais em uma linha de montagem

Uma das principais características da Parede de Concreto é a racionalização dos serviços. A produtividade da mão-de-obra é potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema. Os operários são multifuncionais e atuam como montadores especializados, executando todas as tarefas necessárias: armação, instalações elétricas e hidráulicas, montagem das fôrmas, concretagem e desforma.


  • Vantagens
Excelentes resultados de isolamento térmico e acústico;
Redução no prazo de entrega da obra;
Eliminação das patologias da alvenaria;
Custos baixos sem cortar itens de qualidade;
Alta resistência a agressões e vandalismo;
Melhoria nas condições de segurança da obra;
Eliminação do processo de assentamento de blocos (alvenaria);
Otimização de mão-de-obra;
Processo totalmente controlado e planilhado (sem surpresas em custos);
Ausência de desperdícios;
Equipe de trabalho reduzida;
Rapidez do processo;
Podem ser executadas em todo território nacional.

  • Indicações de Uso

Fechamentos externos e internos para qualquer edificação como:
casas térreas,
casas assobradadas,
edifícios com pavimento térreo + 5 pavimentos-tipo,
edifícios com pavimentos térreo + 8 pavimentos-tipo - limite para ter apenas esforços de compressão,
edifícios de até 30 pavimentos
edifícios com mais de 30 pavimentos - considerados casos especiais e específicos

  • fonte de pesquisa e material,
http://www.abesc.org.br/tecnologias
ulbra canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário